O Pinto Luísa torna a fazer-se ao rio, naquela que já começa a ser uma tradição da época: navegar pelo Sado, a bordo do velho galeão, com uma bebida quente numa mão, um bolo ou biscoito na outra e a vista posta na iluminação natalícia que por estes dias enfeita Alcácer do Sal – sem esquecer a música que embala o barco.
Do miradouro flutuante avista-se não só esse postal brilhante estendido pelo casario, da marginal ao castelo, mas também as paisagens da lezíria, as pontes, as cores do sol-pôr e, com sorte, os golfinhos.
Promovidos pela autarquia, que garante que, “apesar do frio do Inverno, estas viagens mágicas aquecem a alma e o coração”, os passeios acontecem de 1 a 23 de Dezembro, ao final da tarde, e duram entre 45 minutos e uma hora. O embarque custa 5,60€, ficando em 2,30€ para crianças dos seis aos 12 anos.
Depois de escolherem a sessão (ver caixa), os marinheiros de água doce devem inscrever-se até à quarta-feira anterior, presencialmente no Posto de Turismo ou pelo e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt. Recomenda-se celeridade, já que os passeios costumam esgotar rapidamente.
Outrora destinado à pesca e ao transporte de mercadorias – em particular, o precioso sal que dá nome à terra –, o galeão viu a sua vocação reconvertida nos últimos anos. Depois de ter sido adquirido pela Câmara Municipal em 2003 e de ter sido restaurado, soltou pela primeira vez as amarras para uma viagem recreativa em Abril de 2018. Desde então que é veículo de experiências lúdicas para habitantes e visitantes, especialmente no Verão e na quadra natalícia.
Neste mês de Dezembro, além de se prestar a passeios, o Pinto Luísa transportará dois passageiros especiais no dia 1: São Nicolau e sua esposa desembarcam no Cais da Ribeira Velha às 9h, abrindo oficialmente a programação Nem ao Pai Natal Escapa o Comércio Local.
No programa destas festas entra, por exemplo, o Mercadinho de Natal montado na Avenida dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, até dia 18, com o objectivo de “promover o artesanato, os artesãos e os produtores e produtos regionais” (aos fins-de-semana, feriados e “pontes”, das 10h às 18h).
Nas mesmas datas, no mesmo local, realiza-se a 25.ª Feira do Livro, com leituras encenadas, apresentações de livros e sessões de contos (de segunda a sexta, das 14h às 18h; aos fins-de-semana e feriados, das 10h às 18h).
Arruadas, concertos em igrejas, espectáculos para crianças, aulas e demonstrações desportivas, desfiles, carrosséis e insufláveis são outras notas da animação alinhada para toda a família. O programa pode ser consultado em detalhe aqui.