Em Portugal e no mundo, a Semana da Cozinha Italiana vem com tutti

A nova edição da iniciativa vai à mesa de 14 e 20 de Novembro com a sustentabilidade e a inovação a temperar o prato. Portugal entra na rota com 22 restaurantes e menus de alegrar a vista e o palato.

Foto
Portugal entra na Semana da Cozinha Italiana DR/Silvia Baracchi

A excelência gastronómica de Itália volta a ser posta à prova em mais uma edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, servida entre 14 e 20 de Novembro.

Com o carimbo do Governo italiano, a iniciativa propõe-se pôr os dotes culinários do território a galgar fronteiras, mostrando e valorizando a tradição e identidade do povo, no que ao palato diz respeito.

Este ano, as receitas seguem o mote Convivência, Sustentabilidade e Inovação: os Ingredientes da Cozinha Italiana para a Saúde das Pessoas e a Protecção do Planeta. Numa altura em que as práticas sustentáveis são uma condição elementar, importa reservar doses generosas de respeito, quer para a tradição, quer para o planeta.

Como explica o embaixador de Itália em Lisboa, Carlo Formosa, “é precisamente da relação do homem com o território, que é de resto um elemento-chave da candidatura de Roma para acolher a Expo em 2030 – Pessoas e Territórios: Regeneração Urbana, Inclusão e Inovação –, que podem surgir soluções inovadoras para dar resposta às necessidades prementes da sustentabilidade, respeitando ao mesmo tempo a tradição.”

Portugal entra na festa com um programa alinhado entre 22 restaurantes de Norte a Sul do país (ver caixa abaixo) e ementas desenhadas à medida do evento. Todos trazem o selo “Hospitalidade Italiana”, garantia que obedece a vários critérios, como “um chefe qualificado e pelo menos um funcionário que fale a língua italiana, uma ementa com mais de 50 por cento de pratos italianos e um número de vinhos italianos DOP ou IGP superior a 30 por cento da totalidade da carta de vinhos, ou ainda utilizar azeite virgem extra DOP/IGP italiano na confecção dos pratos”, salienta a nota de imprensa.

A degustação não fica por aqui. No mapa estão ainda actividades como provas de vinhos destinadas a profissionais do sector, o lançamento do Concurso de Jovens Sommeliers (que levará os vencedores a um curso com estágio em Itália) ou uma conversa com Enrico dell'Orto – apresentado como “o jardineiro mais famoso de Itália” – dedicada à produção do licor Genepy e à planta aromática alpina que lhe está na base (dia 14, às 18h30, no Museu da Farmácia, com entrada livre mas sujeita a reserva em iiclisbona.reservas@esteri.it).

A exibição de Wine Roads, documentário que percorre a rota do vinho na região nortenha do Alto Adige (dia 15, às 16h30, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, com entrada gratuita), o webinar centrado na tradição e inovação da cozinha italiana (dia 16, às 16h, informações no site e nas redes sociais da Embaixada de Itália em Lisboa, grátis) e a presença da chef Michelin Silvia Baracchi (Il Falconiere) completam o cardápio.

Nota: acrescentada informação sobre mais um restaurante aderente.

Sugerir correcção
Comentar