Apesar da fama de animais independentes, os gatos nem sempre ficam indiferentes às vontades dos donos. Além de reconhecerem a voz dos humanos com quem partilham casa, podem distinguir diferentes tons. Pelo menos, reagir de forma diferente à voz com que um adulto conversa com outros adultos, e à voz habitualmente usada para falar com bebés, ou gatinhos.
Um novo estudo, publicado em Setembro na revista Animal Cognition, sugere que os gatos domésticos se vão acostumando ao tom com que os donos falam com eles, frequentemente mais agudo e cantado.
Se quanto aos cães era já evidente que a “voz de bebé” dos adultos chama mais a sua atenção, a investigadora Charlotte de Mouzon e alguns colegas da Universidade Paris Nanterre quiseram saber mais sobre a relação e comunicação entre humanos e gatos.
Para este estudo, 16 gatos ouviram gravações das vozes dos seus donos e de desconhecidos, enquanto os investigadores registavam alterações de comportamento que demonstravam maior atenção, como abanar a cauda, mover as orelhas, parar subitamente ou dilatação das pupilas.
Nesse grupo, dez gatos mostraram prestar mais atenção à voz dos donos, e, de modo particular, ao tom de voz que costumam usar para se dirigir aos animais. Já quando eram desconhecidos a dizer as mesmas frases, ou quando o dono as repetia no tom com que conversa com outros adultos, a sua atenção rapidamente se dissipou.