Adidas está a reavaliar a parceria com Kanye West

O rapper e designer norte-americano tem criticado publicamente a marca, acusando-a de copiar as suas ideias na linha de sapatilhas Yeezy.

Foto
A parceria com Kanye West, iniciada em 2013, está em risco Reuters

A marca de roupa desportiva Adidas revelou, nesta quinta-feira, que está a reavaliar a sua parceria com o rapper e designer norte-americano Kanye West.

A decisão surge depois de o artista, que há um ano mudou de nome para Ye, ter criticado publicamente a empresa alemã por diversas vezes, incluindo acusações de que a marca estaria a copiar as suas ideias, conforme disse em entrevista à CNBC.

“Após repetidos esforços para resolver a situação a nível privado, tomámos a decisão de colocar a parceria sob revisão. Continuaremos a co-gerir o produto actual durante este período”, declarou a Adidas, em comunicado.

A parceria entre o grupo alemão e o artista nasceu em 2013, quando Kanye West relançou a sua linha de sapatilhas Yeezy, anteriormente feita em colaboração com a Nike.

“A Adidas tem sido sempre sobre criatividade, inovação e apoio aos atletas e artistas para alcançar a sua visão. A parceria Adidas/Yeezy é uma das colaborações com maior sucesso na história da nossa indústria”, aponta a marca. “Reconhecemos também que todas as parcerias de sucesso estão enraizadas no respeito mútuo e nos valores partilhados”, continua.

No seu Instagram, Kanye West respondeu com uma publicação com linguagem explícita e que, entretanto, apagou.

Numa entrevista à Bloomberg, a 12 de Setembro, o designer já tinha declarado que chegara a hora de “caminhar sozinho”. Três dias depois, o rapper terminou oficialmente a sua parceria com a marca de roupa Gap, com quem trabalhava desde 2020.