Infarmed manda retirar do mercado produtos para cabelo da marca Cien

O Lidl garante que os produtos em causa, para coloração do cabelo, não estão nas prateleiras desde dia 18 de Agosto.

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A Cien é uma marca de cosméticos vendida nas lojas da Lidl Nuno Ferreira Santos

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou hoje a retirada do mercado de produtos cosméticos da marca Cien, comercializados pela empresa Lidl, por conterem uma substância proibida.

Os produtos em causa são para a coloração do cabelo, nomeadamente para “Cabelo escuro”, “Preto”, “Chocolate Brasil”, “Castanho Noz”, “Loiro platinado”, “Loiro Caramelo Luminoso”, “Loiro Sahara”, “Loiro Dourado” e “Loiro Glam Shine”, precisa o Infarmed numa circular informativa publicada hoje no seu site.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde refere que, no âmbito de uma acção de fiscalização, constatou “a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Cien, cujo distribuidor é a empresa Lidl & Cia, que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional”.

O Infarmed lembra que desde o dia 1 de Março não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição “Butylphenyl methylpropional ou piritiona de zinco”, substâncias classificadas como cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução.

Produtos fora do Lidl desde Agosto

Em comunicado, a equipa do Lidl explica que os produtos cosméticos que a autoridade do medicamento ordenou que fossem retirados do mercado não estão à venda nas suas lojas desde 18 de Agosto, manifestando-se “totalmente disponível a colaborar com o Infarmed naquilo que considerarem conveniente”.

A cadeia de supermercados referiu ainda que, caso algum dos clientes tenha dúvidas sobre os produtos em questão, deverá entrar em contacto com a Linha de Atendimento ao Cliente, através do número 800 025 025.

Na circular, a autoridade do medicamento avisa as entidades que disponham destes produtos que não os podem disponibilizar e apela aos consumidores para que não utilizem estes produtos.