Living Offices
Os escritórios do Avila Spaces têm paredes de vidro dentro de um shopping
É em Lisboa, no shopping Atrium Saldanha, que se encontra o espaço de coworking e escritórios Avila Spaces. No espaço com 670 metros quadrados “não falta fruta fresca, café e chá todos os dias” — nem cerveja de pressão, “para aqueles momentos de convívio”, lê-se, na descrição do projecto Living Offices. O local de trabalho tem uma zona silenciosa, para quem precisa de se focar, duas salas de reunião, um auditório e escritórios para negócios e trabalhadores que procuram um espaço e ali encontram um “escritório mobilado e equipado, com os custos de electricidade, internet e limpeza incluídos”.
A transparência do espaço é constante, devido às paredes de vidro. No entanto, para ocasiões mais privadas, basta correr uma cortina. Para que exista mais conexão entre os clientes foi desenvolvida uma aplicação, a Avila Connect, que permite marcar salas de reuniões e receber notificações a qualquer momento. O espaço pode receber 140 pessoas.
Este é o nono episódio da quinta temporada da série Living Offices, que o P3 tem acompanhado desde 2017. Um projecto criado pela Lemon Works para “mostrar e celebrar escritórios portugueses que fazem a diferença na vida das pessoas”. A startup portuense foi fundada em 2016 pelo engenheiro informático Luís Alberto Simões e pela arquitecta Sofia Reis para ajudar as empresas a encontrar e a criar sítios “bons” para trabalhar. Sabe mais sobre este escritório no site do projecto.