Fotogaleria
Isabel II: uma vida e sete décadas de reinado em imagens
Isabel II morreu esta quinta-feira, aos 96 anos. Chegou ao trono há 70 anos, o mais longo reinado da história do Reino Unido, e por um capricho do destino.
Após cinco horas de apreensão sobre o seu estado de saúde, às 18h30 chegou a confirmação: a rainha Isabel II morreu aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde costumava passar os meses de Verão.
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de Abril de 1926 na casa dos avós maternos, em Londres, e não estava destinada ao trono.
Porém, a história mudou de rumo quando Eduardo VIII abdicou em 1936 para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.
O irmão de Eduardo VIII e pai de Isabel, George VI, herdou o trono, abrindo o caminho da coroa à primogénita, que, no dia dos 21 anos, prometeu dedicar a vida — “seja longa ou curta" — a servir o país.
Isabel II reinou até não poder mais: ainda na terça-feira a rainha recebia em Balmoral Liz Truss, para a convidar a formar Governo em seu nome, depois de a conservadora ter conquistado a liderança do partido.
Ao seu reinado, que foi o mais longo da História inglesa (e o segundo mais longo de sempre, ficando apenas atrás do rei da França Luís XIV), sucede agora o seu filho Carlos — que será oficialmente conhecido como rei Carlos III.