No mar, na ria e no ar, o Festival Dunas de São Jacinto tem música, desporto e natureza

De sexta-feira a domingo, a praia do município de Aveiro tem propostas para todos os gostos e idades. O acesso é livre e gratuito

Foto
Instalado numa reserva natural, o festival inclui acções de sensibilização ambiental Carla Carvalho Tomás/Arquivo

Podia ser apenas mais um festival de Verão, mas a organização, a cargo do município de Aveiro, garante que há razões de peso para o evidenciar entre tantos outros. Afinal de contas, nem todos os festivais se podem orgulhar de ter actividades a decorrer na ria, no mar e no ar, aliando desporto, cultura e natureza. De sexta-feira a domingo, o Festival Dunas de São Jacinto volta a tomar conta daquela que é a única praia do município de Aveiro.

Estão previstos 15 espectáculos e dezenas de actividades desportivas e de sensibilização ambiental. Todas as acções têm acesso livre e gratuito, estando garantido um desconto de 50% nas travessias de barco para aqueles que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro - São Jacinto está localizada numa península.

“Este festival acontece num território único, com um extenso areal junto ao mar, uma reserva natural, uma frente ria e com a possibilidade de explorar equipamentos como o aeródromo do Regimento de Infantaria nº10”, faz questão de vincar Rogério Carlos, vice-presidente da autarquia aveirense.

Por conta dessa logística, e da ligação que São Jacinto tem aos aviões e aos paraquedistas, o evento tem vindo a assumir como uma das suas imagens de marca o “Prio Air Show”, demonstração de voos acrobáticos.

Com início marcado para as 15h de sábado, a baía de São Jacinto (na frente ria) será palco dos voos acrobáticos de mais de uma dezena de aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas e estrangeiras. E, pelo segundo ano consecutivo, haverá também “Fly-In Dunas”, encontro de aeronaves ultraleves. Está prevista a presença de mais de 70 aeronaves, que vão estar visitáveis das 14h00 às 17h00 de domingo na pista de aterragem do Regimento de Infantaria nº 10. Um encontro que pretende ser também um contributo para essa intenção do município de dar vida ao aeródromo civil de Aveiro.

Música e desporto q.b

Como qualquer festival que se preze, o Dunas de São Jacinto não abdica da animação musical. Na sexta-feira, há concerto de Noble, no sábado, actuam os Expensive Soul e, no domingo, o Palco Marginal estará por conta dos Santamaria . Os concertos de Noble e dos Expensive Soul estão marcados para as 22h00, enquanto os Santamaria actuarão a partir das 18h00, no encerramento do festival. Para além deste palco principal, a animação estende-se ainda ao Palco Dunas, instalado no areal e onde decorrerão, por exemplo, os tradicionais Sunset.

Outra das apostas fortes passa pelos espectáculos de música e pirotecnia, nas noites de sexta-feira e sábado (pelas 23h45), virados para a ria. Já a vertente desportiva, tem muito por onde escolher: desde o futebol de praia, passando pelo voleibol e o frisbee, até ao surf, stand up paddle e canoagem. O programa contempla ainda passeios de bicicleta, provas de orientação e actividades de sensibilização ambiental, tendo parte delas como cenário a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Para apelar ao uso de meios de transporte mais amigos do ambiente, o município preparou um circuito especial de travessias fluviais durante o festival e com a redução do preço dos bilhetes em 50% para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13). Durante os três dias, o transporte fluvial assegurará a travessia do Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, para São Jacinto, com horários especiais, destacando-se os horários alargados de regresso ao final da noite.

O festival resulta de um investimento da autarquia aveirense na ordem dos 195 mil euros, cerca de dez por cento menos em relação à última edição, em resposta à escalada de preços que tem vindo a ser sentida no país - a mesma tendência foi já seguida no Festival dos Canais, realizado em Julho.

Sugerir correcção
Comentar