Empresa norte-americana angaria mais de 120 mil euros para fazer de Zelensky uma figura de acção
Por cada figura vendida, um dólar vai para a Ucrânia, numa campanha que termina na próxima sexta-feira. O prazo de entrega dos bonecos de plástico está previsto para Março.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que é o rosto da resistência ucraniana contra a invasão russa, desde 24 de Fevereiro, está a ser transformado numa figura de acção por uma empresa de design de produtos no Brooklyn, em Nova Iorque, EUA.
A FCTRY lançou uma campanha no Kickstarter, um site de angariação de fundos, para financiar a produção desde boneco há menos de duas semanas. A sua meta de financiamento, de 30.000 euros, foi conquistada em apenas três horas e, desde então, arrecadou mais de 120.000.
Por cada figura vendida, um dólar vai para a Ucrânia, numa campanha que termina na próxima sexta-feira.
Um protótipo de argila de 15 cm de altura da figura de acção de Zelensky, moldado pelo artista de Seattle Mike Leavitt, será produzido em massa, em plástico, na China. A previsão de entrega é para Março.
“A maneira como o enquadramos na campanha é ‘o herói improvável'”, explica Jason Feinberg, director-executivo e director criativo da FCTRY.
“Ele é o líder perfeito para este momento, é um personagem muito inspirador. Ele tem essa força real que aparece, mas é humilde e é com que representa o oposto de tudo o que associamos à política”, acrescenta.
Zelensky, 44 anos, ex-actor cómico, chegou ao poder há três anos prometendo terminar com a guerra com os separatistas do leste da Ucrânia, apoiados por Moscovo.
Comunicador astuto, o presidente ganhou elogios globais por continuar a resistir à devastadora invasão russa de seu país.
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou tropas para a Ucrânia em 24 de Fevereiro, numa “operação especial” para desarmar e “desnazificar” o país.