Muitas mulheres têm vergonha de amamentar em público: “Não faz sentido esconder uma coisa natural”
“É uma missão de todos proteger a amamentação”, declara a enfermeira especialista em saúde manterna Carmen Ferreira, a propósito de um novo estudo que diz que grande parte das mães continua a ficar desconfortável ao alimentar o bebé junto a estranhos.
Dois terços das mães (66%) admitem que se sentiriam mais confortáveis a amamentar em público se tal fosse considerado “normal”, diz estudo promovido pela marca de bombas tira-leite Philips Avent. Ao PÚBLICO, as especialistas em amamentação reforçam que o tema está cada vez “naturalizado”, contudo lamentam que muitas mulheres ainda sintam “olhares” na rua quando dão de mamar. “É algo tão normal como nós [adultos] comermos em público”, compara Carmen Ferreira, enfermeira especialista em saúde materna.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.