Fotogaleria
Incêndios multiplicam-se pela Europa, chegam perto do mar e reduzem terras a cinzas
Os incêndios que atingem Portugal também assustam Espanha e França. Em Salamanca, o fogo obrigou à evacuação de várias aldeias e em Bordéus as chamas atingiram floresta e praia.
Portugal continental está a arder, mas os fogos que lavram nas florestas também se estendem à Europa. Em França, a região de La Teste de Burch, em Bordéus, viu as chamas consumirem 2800 hectares de floresta e avançarem em direcção à praia, naquele que foi o maior incêndio em 20 anos.
A semelhança com a situação vivida em Portugal, que tem vindo a registar temperaturas máximas superiores a 45 graus em certas localidades, foi notória: chamas muito próximas das casas, vários populares e cerca de mil bombeiros unidos no combate aos incêndios, seis meios aéreos e, no final, terras reduzidas a cinzas.
Nesta região francesa, mais de 6500 pessoas tiveram de ser retiradas das habitações e em alguns casos, os bens que acabaram por ficar, como veículos, foram consumidos pelo fogo.
Em Espanha, na região de Salamanca, um incêndio que deflagrou na terça-feira atingiu proporções inimagináveis na quinta-feira e obrigou à evacuação de algumas aldeias e a retirada de 49 crianças de um acampamento de Verão, revelou o canal de televisão espanhol TVE.
No total, cerca de 5500 hectares arderam apesar dos esforços dos bombeiros, enquanto regiões como Galiza e Andaluzia entravam em alerta vermelho.