Água
A barragem de Fontelonga está a 30% e Carrazeda de Ansiães pode ter que ir buscar água ao Tua
Autarquia equaciona implementar restrições ao uso. As charcas privadas, de uso agrícola, também estão abaixo dos níveis habituais.
A barragem de Fontelonga, que fornece água para uso doméstico a Carrazeda de Ansiães, atingiu níveis alarmantes, o que levou a autarquia a equacionar cortar a água durante a noite para garantir que as reservas de água são suficientes para a atravessar o Verão.
Citado pela Agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, levantava também a possibilidade de camiões-cisterna transportarem água do rio Tua para a barragem, que estava então a 30% da capacidade. A piscina municipal ao ar livre, instalada ao lado da barragem, continua a funcionar, mas com balneários encerrados.
As charcas privadas que marcam a paisagem em torno da vila não encheram durante o Inverno e estão abaixo dos níveis habituais. Deveriam alimentar os sistemas de rega nos meses de Verão, o período mais seco, mas agricultores estão obrigados a cortar na rega, com consequências para a produção.