Portugal e Espanha prepararam candidatura ao Mundial 2030
Fernando Gomes e Luís Rubiales participaram no encontro que se realizou em Oeiras.
As federações portuguesa e espanhola reuniram-se na Cidade do Futebol, em Oeiras, para uma reunião de trabalho, com a presença dos respectivos presidentes, com vista a aperfeiçoar a proposta conjunta de candidatura ao Mundial 2030.
Fernando Gomes e Luís Rubiales participaram no encontro que deu seguimento ao projecto de candidatura ao Mundial 2030 e que tem sido trabalhado em conjunto há vários meses pelas equipas de projecto nomeadas pelas duas federações ibéricas, as quais aproveitaram a oportunidade para partilhar diferentes matérias, procurando aperfeiçoar uma proposta de candidatura que seja entusiasmante e vencedora.
Para além dos dois presidentes, participaram na reunião as equipas de projecto das duas federações, num encontro em que foram delineados “diferentes aspectos de uma candidatura que continua em construção”, explica a Federação Portuguesa de Futebol.
A candidatura conjunta de Portugal e Espanha para receber o Campeonato do Mundo de 2030 será a única europeia a concorrer para organizar a competição, depois de o Reino Unido ter desistido de o fazer, para se concentrar na organização do Europeu de 2028, em conjunto com a Irlanda.
No entanto, a candidatura ibérica terá a concorrência, pelo menos, de quatro países sul-americanos, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, os quais oficializaram no passado dia 16 do corrente mês a sua candidatura conjunta à organização da competição, que contará com o apoio já assumido dos respectivos governos.
O Qatar recebe o Mundial este ano, seguindo-se o Canadá, os Estados Unidos e o México, em 2026, e além da candidatura ibérica e da sul-americana, já confirmaram propostas também Marrocos, em África, e outra tentativa conjunta, de Roménia, Grécia, Bulgária e Sérvia, entre outras manifestações de interesses que para já não foram concretizadas.