Consumo de tabaco é especialmente perigoso no Inverno, avisam especialistas

A maior prevalência de infecções respiratórias nesta altura do ano acarreta riscos acrescidos nos fumadores, cujos pulmões são tendencialmente mais frágeis, dizem Maria Esteves Brandão e Nádia Sepúlveda.

Foto
"O uso de cigarro e cigarro electrónico inibe significativamente a capacidade de tossir, necessária para a eliminação de bactérias e vírus", explica a pneumologista Nelson Garrido

Durante o Inverno o consumo de tabaco é especialmente perigoso para a saúde. A maior prevalência de infecções respiratórias nesta altura do ano acarreta riscos acrescidos nos fumadores, cujos pulmões são tendencialmente mais frágeis, realçam as especialistas em pneumologia e em medicina geral e familiar, respectivamente, Maria Esteves Brandão e Nádia Sepúlveda. Ao PÚBLICO lembram ainda que vale sempre a pena tomar a decisão de deixar de fumar, quer seja Inverno, quer seja Verão, já que os benefícios serão imediatos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.