Qual é a sensação de estar apaixonado? É “embriaguez emocional”, “comoção”, “loucura” e “insónia”
Várias personalidades responderam à mesma pergunta. As resposta variam, mas, invariavelmente, todos escrevem com “um brilho nos olhos” sobre este sentimento tão intenso.
Luís de Camões escrevia que “Amor é fogo que arde sem se ver”, mas talvez se referisse ao sentimento intenso que é a paixão. Esta segunda-feira, 14 de Fevereiro, celebra-se o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim. Na origem da efeméride, a lenda mais comum reza que um bispo, de seu nome Valentim, terá decidido celebrar casamentos durante as guerras, violando a lei imposta pelo imperador Cláudio III, e tendo sido, por isso, condenado à morte. Seja qual for a origem deste dia dedicado ao amor, a verdade é que a paixão não deixa ninguém indiferente. O PÚBLICO perguntou a várias personalidade como descrevem este sentimento que inspira homens e mulheres desde o início dos tempos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.