Sexta, na TV: de Tóquio a Coimbra, passando por Paris, com Amália na voz
Escolhas para ficar a ver televisão.
CINEMA
Inferno Vermelho
Cinemundo, 19h15
Comédia de Walter Hill (48 Horas), com Arnold Schwarzenegger como Ivan Danko, o mais duro detective de Moscovo, e James Belushi como Art Ridzik, o polícia mais irreverente de Chicago. A missão de ambos é encontrar um traficante de droga em fuga. Mas as diferenças entre eles são evidentes e o confronto entre a disciplina de Danko e a excentricidade de Ridzik é inevitável.
Martin Eden
RTP2, 23h05
Martin Eden toda a vida sonhou ser escritor. Oriundo de uma família de pescadores, está ciente de que dificilmente o conseguirá. Certo dia, salva Arturo, um jovem de uma família abastada, de uma escaramuça. Para lhe agradecer, convida-o para sua casa. Ali, Martin vai conhecer a bela e sofisticada Elena, irmã do novo amigo, por quem se apaixona. E vai fazer os possíveis para se fazer notar e mudar as circunstâncias ditadas pelas suas origens. Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, onde Luca Marinelli ganhou o prémio Volpi Cup de melhor actor, um drama realizado pelo italiano Pietro Marcello. O argumento, de Marcello e Maurizio Braucci, inspira-se no romance homónimo escrito, em 1909, por Jack London. Para além de Marinelli como protagonista, o elenco conta com Giustiniano Alpi, Carlo Cecchi, Jessica Cressy, Vincenzo Nemolato e Marco Leonardi.
Sete Irmãs
Hollywood, 1h10
Com Noomi Rapace, Glenn Close e Willem Dafoe nos papéis principais, um thriller distópico dirigido por Tommy Wirkola, que co-escreve o guião com Max Botkin. Num futuro em que vigora a política do filho único, uma mulher morre ao dar à luz sete gémeas. O avô tem uma estratégia para as salvar: cada uma fica com o nome de um dia da semana e só pode sair à rua nesse dia. Anos depois, uma delas desaparece.
O Bom, o Mau e o Vilão
Fox Movies, 2h39
O tiro mais certeiro do western spaghetti. Realizado por Sergio Leone, em 1966, o filme é uma obra de culto, com uma icónica banda sonora de Ennio Morricone e com Clint Eastwood na pele de Joe (o bom), num jogo psicológico de violência e brutalidade crescente, agudizado pela ganância e pela traição.
DOCUMENTÁRIOS
Os Segredos dos Canais de Paris
RTP2, 20h38
Estreia. Os canais parisienses que, tanto quanto a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre, desenham a paisagem da cidade, são o alvo desta viagem pelas suas águas, pela história da sua construção e pelas verdadeiras jóias de engenharia que podem ser encontradas ao longo da sua complexa rede. Assinado por Angèle Berland, o documentário recorre a filmagens actuais, imagens de arquivo, testemunhos de especialistas e reconstruções virtuais deste património pouco conhecido.
Yama No Anata - Para Além das Montanhas
TVCine Edition, 22h
Ora em Tóquio ora em Coimbra – é entre as duas cidades que se constrói este documentário em forma de álbum de família. Cartas, fotos de arquivo e filmes caseiros compõem a história de um casal que trocou a agitação da urbe japonesa pelo sossego de uma quinta portuguesa. Essa história é narrada pela filha, Aya Koretzky, que cresceu na transição e se fez cineasta. É ela que assina esta viagem no tempo, no espaço e na memória. Do Japão chegam registos do passado, de infâncias, de ternuras e de aprendizagens, mas também preocupações como a poluição ou o risco nuclear. Da quinta nas margens do Mondego vem o eco da busca de um cenário idílico de tranquilidade, onde vale a sensação de calma e o contacto com a natureza, mas onde também existe saudade e a vontade de não deixar dissipar o retrato emocional do que ficou para trás.
MÚSICA
100 Músicos para Amália
RTP1, 22h54
Gravado no Teatro São Luiz, em Lisboa, a 29 de Outubro, o espectáculo juntou uma centena de músicos numa homenagem a Amália Rodrigues, integrada nas celebrações do centenário do seu nascimento e feita de abordagens diversas ao repertório que celebrizou – e com a sua voz (gravada) a interagir com os participantes. O ecletismo da própria fadista deu o tom à lista de convidados, que incluiu João Barradas, Yamandu Costa, Gaiteiros de Lisboa, Rão Kyao, Mário Laginha, grupos corais e marchas de bairros lisboetas. A direcção musical ficou a cargo de Pedro de Castro.
CULINÁRIA
Pastelaria para Todos
Casa e Cozinha, 12h30
Nalguns países, como EUA ou Reino Unido, hoje é dia do bolo. Para assinalar a data, o canal alinha uma sequência de episódios temáticos de vários programas, a começar com um bolo de cenoura sugerido pelo jovem mestre pasteleiro Carlos Fernandes. O anfitrião de Pastelaria para Todos voltará à antena com uma receita de bolo de aniversário 100% chocolate e outra de merengue e framboesas. Pelo especial, que se estende até às 17h30, passam também os sabores propostos por As Melhores Sobremesas do Mundo, A Nossa Cozinha, Os 22 Minutos de Julius, Cozinha para a Família e Cozinhamos Contigo.