David Bowie
Adeus, Mick Rock, o fotógrafo que imortalizou Ziggy Stardust
Mick Rock, conhecido como "o fotógrafo dos anos 1970", faleceu esta quinta-feira. O londrino Michael David Rock suspeitava, desde cedo, graças ao seu nome de baptismo, que o seu percurso se cruzaria com o estilo de música homónimo. "Sempre soube que esta era a vida que me estava destinada", afirmou no documentário Shot! The Psycho Spiritual Mantra of Rock, lançado em 2016. "O meu destino era muito claro, olhando para trás. Especialmente devido ao meu nome, Mick Rock. Foi um bom timing [para o ter]. Segui o meu instinto. Sabia do que gostava: dos bons, dos maus e dos perversos. Convivi com muita gente especial e a câmara é que me guiou. Nunca pensei duas vezes."
David Bowie, Lou Reed, Iggy Pop, Syd Barrett, Queen, Sex Pistols, The Ramones, Blondie são alguns dos artistas que fotografou durante a década de 70 e que o tornaram num ícone para a indústria musical que, nas décadas seguintes, não lhe virou as costas: Lenny Kravitz, The Black Keys, Daft Punk, Motley Crue, Flaming Lips, Kings of Leon, Queens of The Stone Age estão entre os que retratou mais recentemente.
O fotolivro The Rise of David Bowie 1972-1973, editado pela Taschen, que resulta da cobertura fotográfica da tournée Ziggy Stardust de David Bowie, em 1972-73, foi o último editado pelo fotógrafo. A primeira edição, lançada em 2015 – com Bowie ainda vivo –, foi o livro de edição limitada da Taschen que esgotou mais rapidamente da história da editora. O facto de estar assinado por Bowie contribuiu para esse facto. O livro, disponível no site da editora, inclui fotografias dos espectáculos, dos bastidores e as fotografias promocionais que realizou a propósito de Stardust. "Celebra a destemida experimentação e reinvenção de Bowie", refere a Taschen, em comunicado dirigido ao P3. Hoje, celebra também o olhar do fotógrafo que viveu intensamente e que morreu, aos 72 anos, "sem nunca olhar para trás".