Transportadores rodoviários de mercadorias “estão no limite”

A Antram entende que o impacto da redução do ISP “será muito reduzido”. Para a associação, que representa duas mil empresas, o Governo devia combater o aumento dos preços nos combustíveis “diminuindo a carga fiscal”.

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“Adivinhamos cenários de insolvência a muito breve trecho”, afirmou o porta-voz da associação Jose Fernandes

A associação que representa os transportadores rodoviários de mercadorias considerou este sábado que a descida do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) terá um “impacto muito reduzido” e lembra que as empresas “estão no seu limite”, antevendo insolvências “a breve trecho”.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), André Matias de Almeida, disse que “a descida de um e dois cêntimos no gasóleo e na gasolina é imediatamente consumida pela subida na próxima segunda-feira de cerca de dois cêntimos”.

Na sexta-feira, o Governo anunciou uma descida, a partir de hoje, “de dois cêntimos no ISP da gasolina e um cêntimo no ISP do gasóleo” para responder à escalada dos preços dos combustíveis.

Apesar de elogiar a medida, a Antram entende que o seu impacto “será muito reduzido”. Para a associação, que representa duas mil empresas, o Governo devia combater o aumento dos preços nos combustíveis “diminuindo a carga fiscal”.

“Mais de 60 cêntimos em impostos em cada um euro de combustível é um exagero”, sentenciou André Matias de Almeida, defendendo que o Governo deveria, não podendo reduzir os impostos, “encontrar um pacote de apoio no Orçamento do Estado que pudesse ajudar a esbater” o efeito da subida dos preços dos combustíveis.

Segundo a Antram, as empresas de transporte rodoviário de mercadorias “estão no seu limite” face aos aumentos nos combustíveis e nos salários dos motoristas. “Adivinhamos cenários de insolvência a muito breve trecho”, afirmou o porta-voz da associação, assinalando que o custo efectivo do transporte de mercadorias não reflecte as subidas nos salários dos motoristas e nos preços dos combustíveis porque “o mercado não o permite”.

“Um transporte de Lisboa para o Porto está a custar em média 250 a 270 euros. Este preço é assim há 10 anos, não foi alterado para cima e na altura nem o preço dos combustíveis era este nem o da folha salarial era sequer parecido”, exemplificou André Matias de Almeida.

A Antram revelou-se “muito expectante e empenhada” numa reunião prevista para breve com o Governo para discutir medidas para o sector, como “um novo tratamento fiscal para as empresas”. Na quarta-feira, após uma reunião de emergência, a Antram anunciou que pretende “definir as medidas necessárias para responder” ao aumento dos custos com os combustíveis.

Actualmente a viver o período com preços de gasóleo e gasolina mais caros dos últimos três anos, Portugal viu esta semana, pela primeira vez, o custo de venda ao público de um combustível ultrapassar a barreira dos dois euros por litro em alguns postos de abastecimento das áreas de serviço nas auto-estradas.

Uma situação que resulta de uma conjugação de factores, desde restrições por parte dos grandes exportadores de petróleo, à explosão da procura após a contenção durante a pandemia de covid-19 e à pressão sentida em toda a cadeia logística, onde se têm registado subidas de preços não só nos transportes, mas também nas operações portuárias e nos seguros.