Afeganistão
Os últimos dias no Afeganistão: EUA já não estão no país
As tropas norte-americanas já não estão no Afeganistão e agora o país está sob o controlo dos taliban: "Não temos qualquer dúvida de que o Emirado Islâmico do Afeganistão é uma nação livre e soberana”
Foi precisamente às 23h59 (menos quatro horas em Portugal continental) de segunda-feira que o último C-17 da Força Aérea dos EUA levantou voo do aeroporto internacional Hamid Karzai. Depois de duas décadas, acabou assim a presença dos Estados Unidos da América no Afeganistão.
Através de uma câmara nocturna, o Major-General Chris Donahue foi o último soldado americano a abandonar o aeroporto de Cabul. Usando uma armadura e um capacete, antes de partir, Donahue deixou uma mensagem: “Bom trabalho, estou orgulhoso de todos vocês”.
"Não temos qualquer dúvida de que o Emirado Islâmico do Afeganistão é uma nação livre e soberana”, disse aos jornalistas a partir do aeroporto o porta-voz taliban, Zabihullah Mujahid.
Os últimos dias ficaram marcados pelos ataques dos Taliban e dos EUA, mas durante 20 anos o país não evoluiu. Mais de 47.000 civis afegãos morreram no conflito, milhões fugiram como refugiados para outros países. O Afeganistão continua a ser o maior fornecedor mundial de heroína e o país tem sido consistentemente classificado como um dos menos pacíficos do mundo.