Cancro: “Isto não é sobre maquilhagem”
Três mulheres juntaram-se para falar do indizível. Sim, mesmo quando temos cancro, o espelho é uma preocupação. O espelho físico e aquele em que se transformam os olhares dos outros, que devolvem a nossa imagem deformada pela curiosidade, pelo medo e até pelo amor.
Vanessa debruça-se sobre Andreia e comenta que gosta tanto do instrumento que agora segura que, se dependesse dela, seria instituído o “dia do revirador de pestanas”. Maria José, que aguarda a sua vez, dá uma gargalhada forte, e Andreia, que está a ser maquilhada, sorri. Não devia. Vanessa já antes a avisara do risco de ficar “com a sobrancelha desenhada junto à raiz do cabelo”, se não parasse de falar e de sorrir enquanto a maquilhava. A imagem das três mulheres é devolvida pelo espelho, que reflecte, também, o manancial de produtos de beleza espalhados sobre o balcão.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.