Pichardo vence triplo em Gateshead, Pereira foi terceiro

Triplista luso-cubano saltou 17,50 metros no melhor ensaio do concurso em Gateshead.

Foto

O luso-cubano Pedro Pablo Pichardo foi nesta terça-feira o vencedor do concurso do triplo salto do meeting de atletismo disputado em Gateshead, prova em que Tiago Pereira foi terceiro classificado, com recorde pessoal.

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos, Pichardo continua em excelente momento de forma e obteve, como melhor salto, 17,50 metros, mais 46 centímetros do que o segundo classificado, o italiano Tobia Bocchi (17,04m).

Tiago Pereira conseguiu, ao longo do concurso, ma marca melhor que a de Bocchi, com 17,11 metros, mas perdeu para o italiano pela nova regra das provas de saltos longitudinais e lançamentos na Liga Diamante, que fazem depender o pódio do resultado do sexto e último salto — e aí Bocchi foi melhor, com 16,60m contra 16,46m.

Pereira estreou-se em provas da Liga Diamante (os meetings mais fortes do calendário internacional) e ressentiu-se um pouco disso na parte final, mas só depois de um excelente salto a 17,11m, ao quinto ensaio, que o faz subir a terceiro português de sempre, apenas atrás de Pichardo e de Nelson Évora. Um trio que, de resto, estará presente nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Mais “tranquilo” foi o percurso de Pedro Pablo Pichardo, o líder mundial do ano da disciplina, já que começou com 17,29m, marca que lhe garantia com toda a probabilidade a passagem aos saltos finais.

Depois, resguardou-se e prescindiu de saltar dos segundo ao quinto ensaios, para fechar com 17,50m, marca superada neste ano apenas por três atletas — além do próprio Pichardo, o burquinês Hugues Fabrice Zango e o cubano Andy Diaz.

O meeting realizado em Gateshead corresponde, no calendário, ao de Londres, este ano deslocalizado por causa do Euro2020.