Morreu a actriz Jessica Walter, a matriarca da família Bluth de Arrested Development

Lucille Bluth tornou-se GIF na Internet além de uma personagem de culto. A actriz que lhe deu corpo, e que deu voz à mãe da série de animação Archer, tinha 80 anos.

Foto
Reuters/Mario Anzuoni

A actriz Jessica Walter, premiada com um Emmy e veterana dos palcos, morreu quarta-feira em sua casa em Nova Iorque aos 80 anos. O seu trabalho mais conhecido foi interpretar a matriarca manipuladora e amante de vinho Lucille Bluth na série de comédia Arrested Development - De Mal a Pior.

A sua morte foi anunciada pela sua filha, Brooke Bowman, que não forneceu uma causa de morte à imprensa.

Walter lançou a sua carreira nos anos 1960 e participou em mais de 160 produções de cinema e televisão, interpretando a mulher infeliz de um piloto de Fórmula 1 no filme Grande Prémio (1966), de John Frankenheimer, e retratando uma perseguidora obsessiva em Destinos nas Trevas (1971), de Clint Eastwood.

Recebeu um Emmy pelo seu papel de protagonista na série Amy Prentiss (1974-1975) e foi nomeada para os mesmos prémios pelos seus trabalhos nas séries As Ruas de São Francisco e Trapper John, M.D..

Mais de duas décadas mais tarde, a sua quarta nomeação para um Emmy chegaria com Arrested Development, que se estreou em 2003 na Fox (em Portugal a sua primeira exibição foi nas madrugadas da TVI) e que foi cancelada três anos mais tarde. Mas foi recuperada na Netflix, que filmou duas novas temporadas. A série acompanha a disfuncional família Bluth,  que perdeu a sua riqueza depois de o seu patriarca ter sido acusado de corrupção - o papel coube a Jeffrey Tambor, e a sua mulher Lucille foi interpretada por Jessica Walter.

Jessica Walter também deu voz a Mallory Archer, a sarcástica mãe do agente secreto que dá nome à série de animação Archer, que se estreou no canal FX em 2009 (em Portugal está na Netflix).

Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post

Sugerir correcção
Comentar