Morreu Sabine Schmitz, a “rainha de Nürburgring”, aos 51 anos

A piloto alemã que se notabilizou como co-apresentadora do popular programa televisivo Top Gear da BBC, morreu, terça-feira, aos 51 anos.

Foto
Sabine Schmitz (1969-2021) LUSA/Thomas Frey

O circuito alemão informou, nesta quarta-feira, que tinha “perdido a sua mais famosa piloto feminina”. “Sabine Schmitz morreu demasiado cedo, após uma longa doença. Sentiremos a sua falta e a sua natureza alegre. Descansa em paz Sabine”, lê-se na conta oficial do “inferno verde” no Twitter.

A alemã, que cresceu perto do circuito e venceu as 24 Horas de Nürburgring de carros de turismo com a BMW, em 1996 e 1997, tinha revelado no ano passado que lhe tinha sido diagnosticado um cancro em 2017.

Conhecida como “a taxista mais rápida do mundo”, Sabine Schmitz levou passageiros em passeios pelos 20,8 quilómetros do anel norte de Nürburgring mais de 20 mil vezes, segundo as suas contas. Em 2004, fez furor quando completou uma volta ao circuito em pouco mais de dez minutos ao volante de uma Ford Transit a gasóleo para um episódio do Top Gear. O colega Jeremy Clarkson venceu por escassos nove segundos, mas aos comandos de um Jaguar S-Type.

“Terríveis notícias”, desabafou Clarkson no Twitter. Também a organização que junta mulheres de todo o globo na escolha de um carro do ano já se manifestou, considerando que “a mulher de 51 anos abriu caminho para muitas de nós na equipa WWCOTY”.