As empreendedoras luso-americanas Maria e Lisa Dias, uma dupla de mãe e filha, criaram a marca LisbonBlue para promover a cultura portuguesa nos Estados Unidos, retirando inspiração do azul dos azulejos espalhados pela capital. “São produtos inspirados em Portugal que vendemos para todo o mundo”, descreve a designer Lisa Dias. Embora o alvo da marca seja o consumidor nos Estados Unidos, a loja online tem conquistado clientes espalhados por outros países, desde Reino Unido e Itália a França, Austrália e até Portugal e Japão.
“Adoramos o azul dos azulejos de Lisboa”, justifica Maria Dias, que nasceu em Braga e emigrou para os Estados Unidos na década de 1970, acrescentando que os efeitos da pandemia de covid-19, entre o confinamento e o cancelamento das festas das comunidades portuguesas, contribuíram para um maior interesse dos luso-americanos pelas suas raízes e herança cultural. “Recebo muitas perguntas das gerações mais novas, penso que estão muito interessados e cada vez mais envolvidos”, diz a também autora de livros de cozinha e de um blogue de receitas.
‘Cozinha da Maria’, ‘I'm Here for the Sardinhas’, ‘But first, Vinho’, ‘Bem-vindos’ ou ‘Saudade’ são algumas das frases disponíveis em produtos da loja, sendo possível pedir frases e nomes personalizados. ‘O atractivo número um é que personalizamos os produtos com qualquer nome e qualquer língua’, informa Lisa Dias, salientando que as canecas personalizadas para primas e primos são um êxito junto das gerações mais novas.
“Penso que, com a pandemia, a família é mais importante e as pessoas estão mais próximas. Querem aprender qual a sua herança, a sua cultura”, continua, referindo que entre os produtos mais bem-sucedidos da loja online estão os aventais, os pósteres decorativos e canecas com frases em português e inglês.
A LisbonBlue tem um portefólio de 700 produtos e o objectivo da dupla empreendedora é chegar aos mil até ao final de 2021, estando a ponderar novas categorias. “Queremos expandir e ter mais produtos, possivelmente cerâmica portuguesa’, indica Lisa Dias. Além das T-shirts, aventais, canecas, ornamentos e objectos de decoração, a marca também desenha brincos feitos de cortiça com padrões e ícones tradicionais, tais como o Galo de Barcelos. Os brincos e os aventais são feitos à mão.
Antes da criação desta marca, Maria e Lisa Dias encontraram sucesso com um blogue de culinária, que deu origem a um canal de YouTube e os livros de receitas de cozinha portuguesa Taste Portugal.