PGLOBAL
As primeiras imagens de Marte e os festejos na Terra
Esta quinta-feira foi mais um dia importante para a NASA e para a exploração espacial. O sofisticado robô Perseverance, acompanhado por um helicóptero, pousou em Marte pelas 21h e momentos depois da sua aterragem bem-sucedida já transmitiu imagens inéditas para a Terra. As reacções da equipa que coordena o robô enviado pela NASA são de clara felicidade por mais uma expedição de sucesso.
Durante os próximos dois anos, o robô Perseverance explorará o planeta vermelho e irá recolher diversas amostras tentando procurar antigos sinais e vestígios de vida microbiana. Outro dos seus objectivos é recolher dados para caracterizar a geologia e o clima do planeta, o que nos poderá vir a dar a ideia da razão porque é que a Terra e Marte acabaram por ser tão diferentes. Ao recolher dados sobre a sua história geológica e climática, dar-nos-á assim uma noção mais aprofundada de como o planeta era no seu passado.
A bordo desta missão vai também uma tecnologia de demonstração chamada “Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment”, que tentará produzir oxigénio a partir da atmosfera de Marte. Quer-se assim procurar uma forma de no futuro se gerar no planeta oxigénio para o combustível de foguetões ou para respiração dos humanos.