Vendas no comércio a retalho agravam queda para 5,1%

Índice de emprego apresentou uma diminuição de 4,2% em Novembro, pior do que os 3,4% registados em Outubro

Foto

As vendas no comércio a retalho diminuíram 5,1% em Novembro, face a igual mês do ano anterior, um agravamento face à queda homóloga de 0,4% registada em Outubro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.

Segundo o INE, a diminuição homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi de “5,1% em Novembro, em termos homólogos, taxa inferior em 4,7 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”.

A queda no índice do comércio de vendas a retalho ficou a dever-se, por um lado, à contracção de 9,7% verificada na actividade no âmbito dos produtos não alimentares, que compara com uma diminuição homóloga de 3,4% no mês Outubro e, por outro lado, à desaceleração em 2,2 p.p., para 1,1%, nas vendas de produtos alimentares no comércio a retalho.

Em termos mensais, as vendas no comércio a retalho caíram 3,2% em Novembro, depois de terem tido um aumento de 1,7% no mês anterior, sinaliza o INE.

Já os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram, respectivamente, uma queda de 4,2%, um aumento de 0,8% e uma contracção de 5,3%, em termos homólogos.

No mês de Outubro, estes índices apresentaram uma queda de 3,4%, uma subida de 0,2% e uma contracção de 4,8%, pela mesma ordem.