Ímpar
Em ano com poucas cerimónias, estas são as melhores fotografias de casamento de 2020
Desde 2017 que todos os anos são atribuídos os prémios International Wedding Photographer of the Year. Descubra os vencedores de 2020.
O casamento é um marco importante para muitos casais. A cada click e flash da camara fotográfica, as memórias deste dia ficam materializadas em álbuns revistos, mais tarde, com nostalgia. O concurso International Wedding Photographer of the Year Awards permite não só dar espaço e valorizar alguns destes momentos capturados, como também premiar os melhores fotógrafos de casamento, anualmente.
O primeiro prémio foi atribuído a James Simmons com a fotografia a preto e branco de um casal australiano. Com a intenção inicial de fotografar apenas a noiva, para dar relevo e contrapor os detalhes do vestido e véu frente a um fundo negro, o fotógrafo apercebeu-se que o olhar da mesma se dirigia ao noivo. Este permanecia à sua frente e com fundo branco. “O símbolo do yin e yang logo se tornou uma realidade” nesta imagem, continua o premiado, que com esta imagem ganhou o prémio de melhor fotografia do concurso e também a melhor fotografia na categoria Preto e Branco.
O segundo lugar foi para Antonio Crutchley que, também inserido na categoria Preto e Branco, fotografou os noivos dentro de um carro enquanto liam o jornal.
O concurso tem diversas categorias onde cada fotografia se enquadra. Do conjunto conta-se a Sessão de Noivado, a Pista de Dança, o Retrato Individual, o Retrato de Casal, a Comitiva da Noiva, a Localização Épica, a Fotografia Vista de Cima, a Captura Única, a Preto e Branco e o melhor Álbum. Em cada uma é escolhido o vencedor e mais algumas fotografias. Na maior parte das categorias, as capturas seleccionadas vão até ao 15.º lugar.
Este ano, o grande vencedor recebe um prémio no valor total de 9302 dólares (equivalente a 7876 euros). Este valor subdivide-se na oferta de material fotográfico e um prémio em dinheiro no valor de 3000 dólares (equivalente a 2600 euros). No caso do segundo classificado, o prémio total atribuído é de 3000 dólares.
Texto editado por Bárbara Wong