Prémio Literário Hernâni Cidade tem até 750 euros para textos sobre o medo

O Prémio Literário Hernâni Cidade tem, este ano, modalidade livre e o tema “O Medo”. Os trabalhos devem ser apresentados até 17 de Outubro. Há 750, 375 e 250 euros para os primeiros classificados.

Foto
Kimberly Farmer/Unsplash

O Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, conta na edição deste ano com modalidade livre e o tema “O Medo”, foi esta terça-feira divulgado.

A iniciativa pretende homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila alentejana de Redondo, e incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos. A edição 2020 do prémio vai atribuir aos três primeiros classificados, respectivamente, 750, 375 e 250 euros, prevendo ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Os trabalhos concorrentes têm de ser apresentados até ao dia 17 de Outubro, sendo que cada participante pode concorrer apenas com um trabalho, e os prémios serão entregues a 21 de Novembro, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa. Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, co-dirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras. Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.