Fotogaleria
Explosão em Beirute faz dezenas de mortos e milhares de feridos
Uma forte explosão deixou, esta terça-feira, a capital do Líbano coberta por uma núvem de fumo. As autoridades já confirmaram a existência de 73 mortos e 3700 feridos.
A explosão foi sentina na zona do porto, onde exitem vários armazens que guardam explosivos, diz a agência noticiosa libanesa NNA, que cita fontes de serviços de segurança que não se querem identificar. A explosão, cuja origem não foi conhecida de imediato, foi ouvida em várias zonas da cidade. Os vidros das janelas de muitos edifícios partiram-se.
Ainda não existe explicação para o forte abalo, mas o ministro da Saúde libanês confirmou que “há um número elevado de vítimas”, avança a televisão local LBC, citada pela Reuters. “Os prédios tremeram”, disse um morador, na sua conta pessoal da rede social Twitter, relatando que as janelas do seu apartamento tinham quebrado com o impacto das explosões.
Nas proximidades do porto, os sinais de destruição são muito visíveis e há relatos de testemunhas que ouviram as explosões a vários quilómetros de distância.
Na próxima sexta-feira, o Tribunal Especial do Líbano, com sede na Holanda, deve emitir o seu veredicto no julgamento de quatro homens que são suspeitos de pertencerem ao poderoso movimento libanês Hezbollah, acusado de participar no assassinato de Rafik Hariri, em 2005.