Agora é oficial, haverá F1 em Portimão e com público nas bancadas

Portugal volta a contar com o Grande Prémio 24 anos depois da última corrida disputada no Autódromo do Estoril.

portimao,motores,desporto,automobilismo,formula-1,algarve,
Fotogaleria
A F1 está de volta a Portugal HANDOUT
Fotogaleria
LUSA/FILIPE FARINHA
Fotogaleria
LUSA/FILIPE FARINHA
Fotogaleria
LUSA/FILIPE FARINHA
Fotogaleria
LUSA/FILIPE FARINHA

O Mundial de Fórmula 1 vai regressar a Portugal a 25 de Outubro, 24 anos depois da última vez, agora no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, anunciou esta sexta-feira a organização.

O Grande Prémio de Portugal vai ser disputado entre 23 e 25 de Outubro, estando prevista a presença de público nas bancadas, disse o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.

Paulo Pinheiro, Administrador do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), referiu que o sentimento é de dever cumprido: “É o culminar de muito trabalho, um esforço de equipa, agora premiado com a Fórmula 1 em Portugal”.

Para Paulo Pinheiro “é apenas o pontapé de saída. Temos de garantir que tudo corre bem para tornar a corrida num evento memorável e constituir uma candidatura ainda mais forte no futuro”.

Sobre a possibilidade de haver público no GP de Portugal, o responsável do AIA referiu que “desde o primeiro momento pretendemos que a corrida tivesse público, trabalhando nesse sentido com as entidades sanitárias. Fizemos um trabalho detalhado, que exigiu tempo, com muita gente envolvida. Se todos respeitarem as regras, temos condições para receber público em segurança”.

Já eram conhecidas as 10 primeiras provas do novo calendário, cuja ronda inicial se disputou em Spielberg, na Áustria, em 5 de Julho, com o circuito austríaco a receber outra prova no fim-de-semana seguinte, antes da realização do GP da Hungria, a 19 de Julho.

A última vez que a Fórmula 1 passou por Portugal foi em 1996, no Estoril.

O canadiano Jacques Villeneuve (Williams) foi o último vencedor da prova, deixando o seu companheiro de equipa, o britânico Damon Hill, na segunda posição. O alemão Michael Schumacher, em Benetton, completou o pódio, mas viria a perder o título nesse ano para Hill.

O início da competição estava previsto para 15 de Março, na Austrália, mas a prova foi cancelada devido à pandemia de covid-19.

Ao todo, já foram canceladas ou adiadas 13 das 22 corridas da temporada, mas os responsáveis do campeonato esperam ter um calendário com 15 a 18 corridas até ao fim deste ano.

A sucessão de cancelamentos abriu a porta à utilização de novos circuitos na segunda metade da temporada do Mundial de Fórmula 1, como o circuito de Mugello ou o Autódromo Internacional do Algarve.

Sugerir correcção