Fotogaleria
Fotografaste a trovoada desta noite? Mostra-nos
Uma trovoada pode ter tanto de belo como de assustador: os segundos em que um clarão faz da noite dia, o estrondo que faz estremecer, as cores no céu, os relâmpagos bem desenhados. Foi assim esta noite na zona do vale do Tejo, especialmente na Grande Lisboa. Se a viste e fotografaste, mostra-nos. Queremos vê-la e mostrar a quem não viu. Quer tenha sido captada debaixo dos lençóis ou lá fora, sem medos. À janela ou junto ao rio. Mostra-nos os relâmpagos que encheram o céu numa noite de luz.
O fenómeno pode ter deixado alguma confusão. Afinal, não estamos muito habituados a ver trovoada no Verão. Mas a verdade é que não é de estranhar: a combinação de factores como a temperatura, o vento, o oceano e a humidade provoca o fenómeno. Neste caso, foi o vento de sudoeste que veio do Atlântico com ar quente e húmido que, ao encontrar-se com o ar dos níveis mais altos da atmosfera (ou seja, frio), gerou descargas eléctricas. E se não conseguiste captar fotografias na última noite, podes ter uma nova oportunidade: prevê-se que o fenómeno volte a acontecer esta terça-feira — e até mais vezes, fruto do aumento de temperatura e da aproximação cada vez mais forte a um clima tropical.
Envia-nos, esta terça-feira, 21 de Julho, uma fotografia da trovoada, em formato .jpg ou .png, com indicação do teu nome e com o tópico "Trovoada" no assunto do email, para o endereço publicop3@gmail.com, ou partilha no Instagram com a etiqueta #p3top. Se quiseres, junta uma descrição e diz-nos onde estavas e como te estavas a sentir. Seja medo ou lamechices. Prometemos que ninguém vai julgar.
As submissões para esta fotogaleria estão encerradas.