Fotogaleria
O cometa Neowise dá brilho aos céus de Julho
O cometa pode ser visto a olho nu depois do pôr do sol ou de madrugada. Estará mais próximo do nosso planeta nesta quinta-feira, 23 de Julho. Descoberto este ano, só voltará a “visitar” a Terra daqui a uns 6800 anos.
O cometa Neowise tem sido uma presença constante do céu de Julho e vai continuar a sê-lo — pelo menos até ao fim deste mês. Este cometa veio dos confins do nosso sistema solar, mede cerca de cinco quilómetros e só voltará a ser visível da Terra daqui a quase 7000 anos. O seu nome verdadeiro é C/2020 F3, mas tem sido apelidado de Neowise por causa do telescópio espacial da NASA que o descobriu no final de Março.
O cometa pode ser visto em duas ocasiões: de madrugada, a partir das 4h (hora de Portugal continental) e antes do brilho do nascer do sol, idealmente com um “bom horizonte e pouca luz”. Nos dias 19, 20 e 21 de Julho, o cometa estará também visível ao início da noite, entre as 22h e as 22h15.
Segundo a NASA, o objecto passará a uma distância “inofensiva” de 103 milhões de quilómetros da Terra e estará mais próximo do nosso planeta a 23 de Julho.