Agentes da PSP obrigados a usar coletes antibala

Ordem é do director nacional. Entre as ocorrências em que o uso passa a ser obrigatório estão as relacionadas com a violência doméstica, consumo de drogas e operações em bairros problemáticos.

Foto
NFACTOS/Fernando Veludo

Os agentes da PSP vão passar a ter de usar obrigatoriamente os coletes antibala em pelo menos oito tipo de ocorrências, noticia nesta quinta-feira o Jornal de Notícias

Entre estas estão os casos de violência doméstica, situações de consumo de álcool ou droga, aquelas em que haja indícios de que os suspeitos têm armas, que envolvam cidadãos portadores de anomalia psíquica, os casos de agressões e desordem, nas situações de manutenção e reposição da ordem pública, as operações de busca domiciliária ou de execução de mandados de detenção e captura de suspeitos agressivos e violentos e nos casos que aconteçam em zonas urbanas sensíveis, nomeadamente em bairros problemáticos.

A ordem chegou aos agentes da PSP num e-mail enviado pelo director nacional daquela polícia que justifica a decisão com a “elevada imprevisibilidade das ocorrências”. Até então, o uso do colete poderia em alguns casos depender da decisão individual de cada agente.

Num comunicado citado pelo Jornal de Notícias, o Sindicato Independente dos Agentes da Polícia diz concordar com a decisão, mas sublinha que este equipamento de protecção na PSP “deve ser em número suficiente para todo o efectivo o possuir de forma individual”. 

A PSP garante que há coletes suficientes para o seu uso por turnos diferentes.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários