NewsMuseum: Zoom ao jornalismo numa visita de estudo virtual
O serviço educativo do “museu das notícias” contribui para o estudo em casa com uma porta aberta a teleconferências com alunos e professores. O convite é para uma experiência “virtual, personalizada e divertida”.
O NewsMuseum tem uma nova proposta, alinhada com os planos de aulas de um 3.º período que, para a maioria, se vai realizar à distância: visitas de estudo em Zoom. Destinam-se a estudantes do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, adaptam-se às várias idades e duram cerca de uma hora.
Através dessa plataforma, professores e alunos encontram-se com um guia que os conduz pela cobertura noticiosa de momentos históricos dos últimos 120 anos, da propaganda nazi ao duelo Soares-Cunhal, passando pela Guerra no Iraque ou os golos de Cristiano Ronaldo.
Fazendo jus à interactividade e ao “entretenimento inteligente” do seu espólio, o museu de Sintra criou momentos de jogos e actividades para acompanhar o percurso. Além de poderem testar os seus conhecimentos sobre o trabalho jornalístico, os estudantes são convidados a criar uma primeira página de jornal, fazer uma reportagem em directo ou ler o comunicado do Movimento das Forças Armadas que se ouviu na madrugada da Revolução dos Cravos, em 1974.
Inaugurado em 2016 (precisamente a 25 de Abril) e nascido da “ideia de conhecer e viver, de forma inovadora e surpreendente, histórias sobre como os media, o jornalismo e a comunicação mudaram o país e o mundo”, o “museu das notícias” mantém esse propósito e adapta-o ao momento de estudo em casa, “ultrapassando a barreira da distância física e aproximando as crianças e jovens numa experiência relevante e diferenciadora: virtual, personalizada e divertida”. A garantia é de Elsa Luís, coordenadora dos serviços educativos e a primeira a receber os visitantes em videoconferência.
Marcações e mais informações no site do NewsMuseum ou pelo endereço info@newsmuseum.pt.