Destes Óscares avista-se um futuro com o streaming?
Ainda não será este ano que o streaming ganha a batalha. Mas a Netflix persegue os Óscares há meia década. O que faz aos realizadores e ao público para o conseguir? Filmes em episódios e espectadores descomprometidos são parte do seu efeito.
Estamos em plena antecâmara dos 92.os Óscares e a sala está cheia. Novos e velhos rostos já se acotovelam pelo seu lugar. Por estes dias, os Óscares continuarão a ser a torre de vigia a que todos querem trepar para ver e conquistar o futuro? Num ano com claríssimos candidatos do studio system, não há tanto uma narrativa social nas paredes da pirâmide da faraónica Hollywood como em anos anteriores, mas a continuação de uma saga que, num crescendo de meia década, se tornou num movimento sísmico que está a acontecer não só à indústria mas também aos espectadores. A revolução, afinal, também passa na televisão. Ou, pelo menos, faz-se em casa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.