Fotografia
O mundo das criaturas marinhas (e do plástico que as estrangula) nas melhores fotos subaquáticas
Uma foca-caranguejeira a nadar nas águas geladas da Antárctida venceu o grande prémio do Ocean Art, um concurso que distinguiu ainda fotografias subaquáticas de peixes exóticos, mestres da camuflagem e criaturas estranhas que habitam o fundo dos oceanos — sem deixar de mostrar o plástico que os asfixia.
A sopa de plástico em que os oceanos se transformaram é um tema recorrente nas imagens vencedoras. Uma manta a tentar filtrar o zooplâncton de que se alimenta, trazido pelas mesmas correntes que arrastam toneladas de plástico em Bali, na Indonésia, é especialmente alarmante."Foi um momento imensamente revelador para todos com quem estava a mergulhar", alerta a autora da imagem, a fotógrafa Brooke Lori Pyke.
Na 8.ª edição do concurso, as categorias mais concorridas foram a de conservação e mergulho nocturno em profundidade, onde os animais parecem flutuar num fundo negro. A Underwater Photography Guide, promotora da iniciativa, recebeu milhares de candidaturas de 78 países e distribuiu 85 mil dólares (cerca de 76 mil euros) em prémios. E para o ano, vai um mergulho?