Buscas até ao pôr-do-sol para encontrar homem desaparecido ao largo de Viana do Castelo

O alerta foi dado pela mulher na tarde de sábado. No domingo o ex-pescador de 64 continuava desaparecido.

Foto
ADRIANO MIRANDA

As buscas para encontrar um homem de 64 anos que desapareceu neste sábado enquanto pescava ao largo de Viana do Castelo recomeçaram neste domingo às 5h30 e prolongaram-se durante o dia até ao pôr-do-sol, depois de terem sido suspensas às 22h30 de sábado.

Em declarações à Lusa, o comandante da capitania de Viana do Castelo, Sameiro Matias, avançou que as buscas do ex-pescador – que desapareceu no sábado quando pescava numa embarcação de recreio a “três milhas a oeste de Viana do Castelo” – têm o auxílio do Navio República Portuguesa (NRP).

Por volta das 7h juntaram-se à operação de buscas o salva-vidas Atento e logo de seguida a lancha da Polícia Marítima de Viana do Castelo e ainda a lancha da Polícia Marítima de Caminha, na sua área de jurisdição.

Da parte da manhã, entre as 8h40 e as 14h, as buscas contaram também com o apoio de um helicóptero da Força Aérea. O comandante Sameiro Matias referiu ainda que a operação de buscas passou também pelo “patrulhamento de terra nas praias de Viana do Castelo”, envolvendo “mais de 70 operacionais”.

O alerta para o desaparecimento do homem foi dado pelas 16h10 pela mulher, após ter tentado – sem conseguir – contactar o marido para o telemóvel. De seguida, foram accionados meios de busca da Polícia Marítima, entre eles o salva-vidas Atento, e um helicóptero da Força Aérea, que chegou ao local cerca das 20h30.