A Câmara Nacional da Moda Italiana (CNMI) anunciou uma colaboração com o Conselho de Moda Britânico (BFC, na sigla original) que levará parte da semana de moda de Londres à apresentação das colecções masculinas de Outono/Inverno de Milão, que decorre nesta cidade italiana já em Janeiro, entre os dias 10 e 14.
O anúncio surgiu nesta quinta-feira, 12 de Dezembro, no mesmo dia em que os cidadãos do Reino Unido votavam numas eleições que, com a vitória esmagadora de Boris Johnson, deverão abrir o caminho para o Brexit. Seja qual for a direcção, o presidente da CNMI, Carlo Capasa, disse que a capital da moda italiana pretende receber as colecções das casas britânicas Stella McCartney, Alexander McQueen e da marca de streetwear A-Cold-Wall, de Samuel Ross.
“É uma mensagem política de colaboração. Muitas fronteiras não são boas para o sistema da moda. Certamente, também é uma mensagem por parte dos nossos amigos ingleses que dizem que, mesmo com o Brexit, querem continuar a fazer parte do sistema [da moda europeia]”, explicou Capasa, durante uma conferência de imprensa, acrescentando que a moda é uma “ponte entre nações”.
Para lá da mensagem política, entre os convidados de Itália, apenas Samuel Ross é uma novidade nas passerelles de Milão pelas quais já desfilaram, noutras edições, as propostas tanto de McCartney como de McQueen: a primeira apresentou a sua colecção para homem em Junho deste ano; a colecção com o nome do segundo foi a Milão em 2014, quatro anos após a morte do criador.
Paralelamente às apresentações destes três nomes maiores da moda made in Reino Unido, Milão integrará ainda um “showroom de Londres”, no qual serão apresentados dez designers britânicos emergentes ao lado de cinco italianos.