Intenção de voto
Das seguintes frases que lhe vou dizer, qual é aquela que melhor se aplica ao seu caso em relação às próximas eleições legislativas (para a Assembleia da República) no dia 6 de outubro?
De certeza que não vai votar/não tenciona ir votar
Não sabe se vai votar
Em princípio vai votar
De certeza que vai votar
Estimativa dos resultados eleitorais*
* Obtida calculando a percentagem de intenções diretas de voto em cada lista em relação ao total de votos válidos (excluindo abstenção, não respostas e indecisos). São apenas consideradas intenções e inclinações de voto de inquiridos que disseram que “de certeza” vão votar (N=1775). Estas estimativas têm valor meramente indicativo, dado que diferentes pressupostos poderão gerar resultados diferentes.
Resultados das eleições legislativas de 2015
* Não concorreram em coligação na Madeira nem nos Açores
Distribuição de deputados
Nacional
Por círculo eleitoral
Nota: Esta distribuição de deputados é feita com base nas estimativas eleitorais propostas nesta sondagem. Estimativas diferentes dariam uma distribuição de lugares diferente. Com base nos resultados desta sondagem é impossível estimar a distribuição de deputados pelos círculos da Europa e Fora da Europa.
Intenção de voto por sexo do inquirido
Intenção directa de voto por sexo do inquirido
Intenção de voto por escalão etário
Intenção directa de voto por idade do inquirido
Intenção de voto em função do grau de escolaridade
Intenção directa de voto por grau de escolaridade do inquirido
Coligações pós-eleitorais
Se o PS ganhar as próximas eleições legislativas sem maioria absoluta, o que será melhor para o país?
Governo apoiado apenas pelo PS
Governo apoiado pelo PS e um ou dois partidos à sua esquerda
Governo apoiado pelo PS e um ou dois partidos à sua direita
Governo sem a presença do PS, isto é, apoiado por partidos à sua direita
Ns/Nr
Se o PSD ganhar as próximas eleições legislativas sem maioria absoluta, o que será melhor para o país?
Governo apoiado apenas pelo PSD
Governo apoiado pelo PSD e um ou dois partidos à sua esquerda
Governo apoiado pelo PSD e um ou dois partidos à sua direita
Governo sem a presença do PSD, isto é, apoiado por partidos à sua esquerda
Ns/Nr
Costa vs. Rio
Independentemente das suas preferências partidárias, entre António Costa e Rui Rio quem seria melhor Primeiro-ministro?
FICHA TÉCNICA
Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP e para o Público entre os dias 26 e 29 de setembro de 2019. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram selecionadas quarenta e duas freguesias do país, tendo em conta a distribuição dos eleitores por círculos eleitorais, de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral dos seus círculos de pertença) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados nacionais das cinco candidaturas mais votados em cada eleição. Os domicílios em cada freguesia foram selecionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o próximo aniversariante recenseado eleitoralmente. Todas as entrevistas foram efetuadas com recurso a tablets (CAPI), respondendo os inquiridos à sua opção de voto de forma totalmente confidencial. Foram obtidos 3226 inquéritos válidos, sendo 55% dos inquiridos mulheres, 31% da região Norte, 28% do Centro, 28% de Lisboa, 8% do Alentejo e 5% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários, e região na base dos dados do recenseamento eleitoral e das estimativas do INE. A taxa de resposta foi de 63%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 3226 inquiridos é de 1,7%, com um nível de confiança de 95%.