Fotogaleria

No Salão Automóvel de Frankfurt, a imaginação é eléctrica

Soluções para o futuro. Frankfurt abriu portas e, entre os protótipos apresentados, o que sobressai é a vontade de encontrar novas formas que permitam reduzir as emissões.

Mercedes-Benz EQ Silver Arrow Ralph Orlowski/Reuters
Fotogaleria
Mercedes-Benz EQ Silver Arrow Ralph Orlowski/Reuters

A partir de 2020, as regras sobre emissões voltam a mudar. A União Europeia decretou que cada automóvel pode emitir até um máximo de 95 g/km – e vai haver multas pesadas para os incumpridores. Cada grama a mais pesará 95 euros às marcas, ainda que haja factores de ponderação, como por exemplo o peso, em que os mais pesados ganham vantagem sobre os mais leves, sendo menos penalizados.

Ainda assim, não se adivinham tempos fáceis. Para o CEO do Grupo PSA, Carlos Tavares, citado pela Reuters, será uma surpresa “se não tivermos algumas falências, considerando a amplitude da mudança que se aproxima”. Já o presidente da subsidiária Peugeot, Jean-Philippe Imparato, sublinhou, numa mesa-redonda em que o PÚBLICO esteve presente, por altura do Salão de Genebra, em Março deste ano, que “será possível pagar um ano, talvez dois”. “Ao terceiro, a marca morreu.” Por isso, afirmava: “Não tenciono pagar nem um tostão.”

Entre os protótipos apresentados agora em Frankfurt — onde são destaque as muitas ausências (mais de 20, como a Aston Martin, Mitsubishi, Nissan, Rolls-Royce, Suzuki, Toyota e Volvo) —, nota-se a preocupação com os tempos vindouros e, ao contrário do que sucedia até há uns anos, em que os concepts eram acima de tudo exercícios de estilo, hoje eles apresentam a visão das marcas para o futuro da mobilidade livre de emissões (ou com uma grande redução).

De acordo com a Reuters, a FEV Consulting, empresa alemã de consultoria na área da engenharia, estima que para se conseguir o objectivo traçado seja necessário vender o triplo dos carros elétricos que são comercializados hoje em dia e conseguir uma fatia de 5% do mercado para os híbridos de ligar à corrente.

Volkswagen ID.3
Volkswagen ID.3 Wolfgang Rattay/Reuters
O novo CEO da BMW, Oliver Zipse
O novo CEO da BMW, Oliver Zipse Wolfgang Rattay/Reuters
Mercedes-Benz Vision Urbanetic
Mercedes-Benz Vision Urbanetic Ralph Orlowski/Reuters
BMW Concept 4
BMW Concept 4 Wolfgang Rattay/Reuters
BMW Vision M Next
BMW Vision M Next Wolfgang Rattay/Reuters
Mercedes-Benz Vision EQS
Mercedes-Benz Vision EQS Ralph Orlowski/Reuters
Mercedes-Benz Vision Urbanetic
Mercedes-Benz Vision Urbanetic Ralph Orlowski/Reuters
BMW Vision M Next
BMW Vision M Next Wolfgang Rattay/Reuters
O poderoso BMW M8
O poderoso BMW M8 Wolfgang Rattay/Reuters
O novo Jaguar Land Rover Defender 90, três anos depois da descontinuação do anterior modelo
O novo Jaguar Land Rover Defender 90, três anos depois da descontinuação do anterior modelo Wolfgang Rattay/Reuters
BMW Vision iNext
BMW Vision iNext Wolfgang Rattay/Reuters
Mini Electric
Mini Electric Wolfgang Rattay/Reuters
EasyMile EZ10, um projecto de condução autónoma da Continental
EasyMile EZ10, um projecto de condução autónoma da Continental Wolfgang Rattay/Reuters
Bosch IoT
Bosch IoT Wolfgang Rattay/Reuters
O Audi AI:TRAIL irá inspirar os futuros SUV da marca alemã
O Audi AI:TRAIL irá inspirar os futuros SUV da marca alemã Ralph Orlowski/Reuters
O WEY-S, um exercício em forma de SUV da chinesa Great Wall Motors
O WEY-S, um exercício em forma de SUV da chinesa Great Wall Motors Wolfgang Rattay/Reuters
Uma edição limitada do híbrido Lamborghini Siån FKP 37
Uma edição limitada do híbrido Lamborghini Siån FKP 37 Joe White/Reuters
O presidente do Grupo FAW, Xu Liuping
O presidente do Grupo FAW, Xu Liuping Wolfgang Rattay/Reuters
O Hongqi, um SUV da chinesa FAW
O Hongqi, um SUV da chinesa FAW Wolfgang Rattay/Reuters
Um Honda e
Um Honda e Wolfgang Rattay/Reuters
O superdesportivo chinês Hongqi S9
O superdesportivo chinês Hongqi S9 Wolfgang Rattay/Reuters
O presidente do Grupo FAW, Xu Liuping
O presidente do Grupo FAW, Xu Liuping Wolfgang Rattay/Reuters
O CEO da Mercedes-Benz AMG, Ola Kallenius, apresenta o Mercedes-Benz ESF, destinado a testar e desenvolver novos sistemas de segurança
O CEO da Mercedes-Benz AMG, Ola Kallenius, apresenta o Mercedes-Benz ESF, destinado a testar e desenvolver novos sistemas de segurança Ralph Orlowski/Reuters
O superdesportivo Hongqi S9 da chinesa FAW
O superdesportivo Hongqi S9 da chinesa FAW Wolfgang Rattay/Reuters