Primeiro ciclo, um novo mundo para conquistar com “segurança e tranquilidade”
Autonomizar, dificultar, responsabilizar. Três ferramentas que, apontam os especialistas, poderão ajudar as crianças na chegada ao primeiro ciclo, um portal para todo um novo mundo. E como prevenir o bullying?
Primeiro dia de escola. Quase em vésperas de enviar um filho para essa nova realidade, vale a pena o esforço para recordar como foi o nosso: o nervoso miudinho, a vontade em agradar, a sensação de estar a entrar num mundo completamente novo, às vezes ainda sem quaisquer amigos que possam servir de suporte. Mesmo, assim, uma chamada de atenção: “É importante que os pais percebam que a história dos filhos não é a deles”, sublinha Rita Guapo, mestre em Psicologia da Educação e autora do projecto Pés na Lua, através do qual se debruça sobre a parentalidade.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.