UNESCO
Palácio Nacional de Mafra e Bom Jesus de Braga: uma visita pelo património através do Instagram
UNESCO acaba de considerar os dois monumentos património cultural mundial. Fomos descobri-los pelo Instagram.
A notícia chegou este domingo e encheu o país de orgulho. Há dois novos monumentos portugueses na lista de património da humanidade: o Palácio Nacional de Mafra e o Bom Jesus de Braga. Mote para uma viagem por dois dos mais icónicos e históricos edifícios nacionais por caminhos do Instagram, onde os visitantes não se coíbem de partilhar as suas impressões. E pretexto também para sabermos um pouco mais sobre ambos.
Mandado construir por D. João V, o Palácio Nacional de Mafra, monumento nacional desde 1910, é um conjunto arquitectónico barroco formado por um paço real, uma basílica e um convento. Nos interiores sobressaem as colecções de escultura italiana, de pintura portuguesa e também italiana, bem como uma majestosa biblioteca, dois carrilhões e um conjunto de seis órgãos único no mundo.
Já o Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido por Santuário de Bom Jesus de Braga, é constituído por uma basílica, projectada em 1784 pelo arquitecto Carlos Amarante e concluída em 1811, uma longa escadaria, onde se desenvolve a Via Sacra, várias capelas, uma área de mata e um funicular. É desde 1970 um imóvel de interesse público e foi elevado a monumento nacional antes e por causa da candidatura à UNESCO.
A decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi anunciada em Baku, no Azerbaijão, onde está a decorrer uma reunião do comité até 10 de Julho. No mesmo encontro foi também deliberado que o Museu Machado de Castro, em Coimbra, vai passar a integrar o património mundial da Universidade de Coimbra, distinção obtida em 2013 — na altura trabalhos de restauro impossibilitaram a classificação. Com isto, Portugal soma 17 locais classificados como património mundial.