Um hotel de charme vai “nascer” num edifício classificado como monumento nacional, na zona do castelo de Estremoz, no distrito de Évora, com projecto do arquitecto Siza Vieira, revelou o sócio-gerente da empresa promotora.
Jorge Godinho adiantou à agência Lusa que a empresa adquiriu o imóvel, a antiga Casa da Câmara ou Casa do Alcaide-Mor, que está em ruínas há várias décadas, para ser transformado num hotel.
Construído no século XV, o edifício, situado na Rua do Arco de Santarém e classificado como monumento nacional a 20 de Junho de 1924, foi adquirido em hasta pública à Câmara Municipal de Estremoz.
O projecto de arquitectura do hotel está a ser elaborado por uma equipa que integra os arquitectos Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira. Segundo o mesmo empresário, “há intenção de começar as obras no início de 2020”.
A empresa Barrocas Turismo e Lazer já adquiriu também os imóveis do quarteirão, desde a antiga Casa do Alcaide-Mor até à Capela da Rainha Santa Isabel.
Jorge Godinho explicou que o projecto envolve duas partes distintas, a construção de um pequeno hotel de charme, só dotado de suítes, na antiga Casa do Alcaide-Mor, enquanto as outras casas vão ser transformadas em habitações turísticas, com a designação de villas, usufruindo os hóspedes de todos os serviços do hotel.
Para o avanço do empreendimento turístico, “o investimento é significativo”, disse o empresário, escusando-se a indicar o valor.
“Este é um projecto estruturante para a parte alta da cidade, junto ao castelo, procurando dar uma solução de qualidade para os imóveis e contribuir para a revitalização de toda aquela zona histórica de Estremoz”, realçou.
Segundo Jorge Godinho, até ao final deste mês vai ser feita uma apresentação pública do projecto, em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz.