Fotografia
As viagens cósmicas de Miguel Claro sem tirar os pés do Alentejo
O Dark Sky Alqueva, Prémio Turismo Responsável nos World Travel Awards, pelo fotógrafo dos astros.
"Estar sob um céu estrelado sempre me fascinou desde que eu era criança. Especialmente, quando eu tentava alcançar as estrelas colocando os meus pés no chão e estendendo o meu braço enquanto sentia e pensava no facto de que não há nada a separar-nos do espaço sideral acima", escreve Miguel Claro. "Sob a natureza, o nosso telhado é de facto o próprio Universo e a coisa mais excitante é o conhecimento que nos deixa saber que somos uma parte importante dele".
Claro é um dos nomes mais conhecidos de uma arte e ténica impactantes, a astrofotografia. O "fotógrafo dos astros" tem somado distinções e, entre prémios e destaques em sites especilizados de todo o mundo, NASA incluída, ainda há dias teve uma fotografia sua nomeada para o concurso de fotógrafo de astronomia do ano pelo britânico Real Observatório de Greenwich.
Nesta fotogaleria juntam-se mais prémios: Claro é o fotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, a reserva de terra e céu que permite admirar as estrelas ao longo de seis concelhos alentejanos e que recebeu o Prémio Turismo Responsável nos World Travel Awards para a Europa – está novamente nomeado, agora para o mesmo prémio a nível mundial.
Um passeio fotográfico com algumas das suas obras mais recentes por algumas das noites mais belas desta reserva que, além de actividades turísticas, tem também o Observatório da Cumeada. É uma estrutura equipada com telescópios de ponta para observação solar e astronómica, uma promessa de grandes viagens cósmicas visuais, das "crateras da Lua passando pelo céu mais profundo" com os pés bem assentes em terras alentejanas.
O portefólio e mais informações sobre cada fotografia podem ser consultadas no site do fotógrafo.