Fotogaleria
Vinte fotografias para recordar Agustina Bessa-Luís
A escritora morreu, esta segunda-feira, aos 96 anos. Leia o obituário.
Agustina Bessa-Luís morreu esta segunda-feira de madrugada, aos 96 anos, na sua casa do Porto, confirmou o PÚBLICO junto de um familiar. A escritora estava doente há mais de uma década, mas o seu estado de saúde agravara-se nos últimos tempos.
O Presidente da República já reagiu à notícia da morte da escritora Agustina Bessa-Luís, esta segunda-feira, e expressou as suas condolências. “Há personalidades que nenhumas palavras podem descrever no que foram e no que significaram para todos nós. Agustina Bessa-Luís é uma dessas personalidades”, lê-se na nota publicada no site da Presidência. Nesta terça-feira assinala-se um dia de luto nacional pela morte da autora.
“Agustina gosta de não gostar dos meus filmes. Mas eu gosto que ela não goste.” A afirmação de Manoel de Oliveira (1908-2015) na apresentação de O Espelho Mágico no Festival de Veneza, em 2005, sintetiza bem aquilo que foi a parceria, ao mesmo tempo criativa e conflituosa, entre o realizador e a escritora ao longo de duas décadas e meia e de nove filmes.