Rui Moreira e Pedro Marques juntos, sem futebol e com habitação e mobilidade em cima da mesa
O socialista começou a manhã com uma breve reunião na Câmara do Porto. Moreira desejou-lhe sorte e quer com ele discutir habitação e transportes públicos.
Foram só quinze minutos de jogo, mas de acordo com os presentes, foi uma reunião “muito positiva” que deu para trocar pontos de vista sobre assuntos que importam: habitação e mobilidade. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, recebeu esta quinta-feira de manhã o candidato socialista às eleições europeias, Pedro Marques. Uma reunião “institucional”, sem outros assuntos à mistura, garantem.
Rui Moreira esperou e despediu-se do candidato socialista à porta da Câmara do Porto. Para não mostrar favoritismo, garantiu que recebe quem tiver a mesma iniciativa: “Estarei disponível para receber todos aqueles [que quiserem vir]. No bom espírito democrático, um presidente de câmara deve receber os candidatos”, respondeu aos jornalistas. Sem mais, e dando a palavra a Pedro Marques, saiu de cena, reentrando no edifício.
Em cima da mesa, na conversa entre os dois feita na presença de Manuel Pizarro e de Renato Sampaio, estiveram sobretudo dois temas: a habitação e a mobilidade das cidades do futuro - sem que ambos tivessem explicado exactamente o que defendem que deve ser feito.
“Estivemos a falar sobre temas que nos preocupam e que nos unem, nomeadamente, a questão da habitação, que é um problema europeu, já não é um problema português. Esperamos que faça parte das políticas europeias dos próximos anos. [Falámos] também da questão dos transportes; do transporte público como [factor] importante para as cidades e para a descarbonização e conforto dos cidadãos”, disse o autarca aos jornalistas, que lembrou que já trocou muitas opiniões sobre o tema com Pedro Marques quando este era ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.
Pedro Marques reforçou a ideia que a “reunião foi muito positiva e institucionalmente muito relevante” sobre temas como “a habitação, o futuro da habitação para os jovens e para as classes médias”. É “uma prioridade nossa”, disse.
O Governo e Rui Moreira, enquanto membro da Área Metropolitana do Porto, negociaram a introdução do desconto nos passes sociais e esse foi também um assunto da conversa. “Também partilhámos pontos de vista sobre esta questão da mobilidade urbana e comentámos esta medida adoptada recentemente com grande sucesso nas duas áreas metropolitana dos passes sociais e estivemos a discutir o futuro das cidades europeias”.
O socialista recusou a ideia de “reverência” ao presidente da Câmara do Porto. “Isto é absolutamente extraordinário. Estou aqui como candidato ao Parlamento Europeu. Pareceu-me muito ajustado fazer parte do meu percurso de campanha, porque o desenvolvimento das cidades é também o desenvolvimento da nossa Europa”, referiu.
Também Rui Moreira se referiu a este assunto dizendo que a visita tem um “significado político de respeito pelo município, não é pelo presidente da câmara. É importante que as instituições se respeitem”.
No fim, uma garantia a Manuel Pizarro, o nono da lista do PS e vereador no Porto. As reuniões da câmara podem passar a ser à segunda-feira para que o candidato socialista, caso seja eleito, e não é certo que o seja, possa participar enquanto oposição.
De fora da conversa, e na semana em que se decide o campeonato, ficaram de fora as paixões clubísticas. Rui Moreira, do Futebol Clube do Porto, e Pedro Marques, do Benfica, não falaram do assunto. Seria Manuel Pizarro, também ele adepto portista, a brincar quando Marques foi questionado sobre se viria à festa no Porto. “O cabeça de lista teve muito bom gosto na cor da gravata que escolheu”. Era azul.