Fotogaleria
Estas são as obras que Joe Berardo queria vender
Na lista de 16 obras que Joe Berardo tentou enviar para o Reino Unido para “eventual venda” estão algumas das peças mais significativas do Museu Berardo. Aqui mostramos 13 dessas obras.
Abstract Painting (1987), de Gerhard Richter; Tableau (amarelo, preto, azul, vermelho e cinzento), uma pintura de Piet Mondrian de 1923; Oedipus and the Sphinx after Ingres (1983), de Francis Bacon, um dos recordistas dos leilões nos últimos anos; Paysage aux Arbustes (1949), de Jean Dubuffet; Pater (1982), do sempre muito procurado Jean-Michel Basquiat; Picture Emphasizing Stillness (1962), do veterano David Hockney, para muitos um dos maiores pintores vivos; e Balance (1919-20), de Francis Picabia, são algumas das 16 obras que Joe Berardo tentou enviar para Londres.
Estas são algumas das obras mais significativas da colecção que desde 2007 está exposta no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Significativas pelo que representam — obras e respectivos autores — num acervo que tem a ambição de acompanhar os principais movimentos artísticos do século XX, e significativas também pelo seu valor de mercado. O PÚBLICO mostra-lhe 13 das 16 obras que o empresário e coleccionador Joe Berardo quis expedir para o Reino Unido.
Esta segunda-feira, 29 de Julho, a Colecção Berardo foi arrestada pelos bancos e colocada à guarda do Estado.