Quem é quem na museologia portuguesa disponível num dicionário online

O livro, que será apresentado publicamente nesta quinta-feira no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, é uma publicação técnico-científica, iniciativa do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-NOVA). A

Foto
Museu Nacional de Arte Antiga Rui Gaudencio

 O dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, com 189 autores que exerceram actividade em Portugal entre o século XVIII e os anos 1960, vai ser disponibilizado online, a partir de quinta-feira.

O livro, que será apresentado publicamente nesse dia, às 18h, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, é uma publicação técnico-científica, iniciativa do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-NOVA)

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) associou-se ao projecto - que conta ainda com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia - mediante a celebração de um acordo de colaboração com o IHA, que permitiu a conclusão deste primeiro volume.

Nele constam 189 autores cuja selecção foi arbitrada por uma comissão científica que procedeu à revisão de 93 entradas agora disponibilizadas.

“O carácter aberto e o acesso livre desta publicação digital permitirão um enriquecimento contínuo e a divulgação de novas biografias sobre personalidades da Museologia portuguesa, contribuindo para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia”, destaca a DGPC no comunicado.

De acordo com o sítio online do IHA, o dicionário estará ali disponível (em “e-books” e em “online publications") já a partir de quinta-feira.

Na coordenação editorial do projecto estão Raquel Henriques da Silva, Emília Ferreira e Joana d'Oliva Monteiro, do IHA-FCSH-NOVA.

Na comissão científica, além destas investigadoras, também participaram Lúcia Almeida Matos, Clara Frayão Camacho, Paulo Oliveira Ramos e Sandra Leandro.