A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) deverá voltar a emitir na frequência 107.9 FM já a 1 de Março, data em que celebra 33 anos de existência, disse à agência Lusa o presidente da estação.
A emissão da RUC tem estado a ser feita apenas na Internet desde 13 de Outubro de 2018, por causa dos estragos provocados pela passagem no Centro do país da tempestade tropical Leslie, que derrubou a antena de transmissão e danificou equipamento.
Segundo o presidente da RUC, João Aveiro, vai ser a Universidade de Coimbra (UC) a suportar os custos da reparação da antena instalada nos terrenos do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, estimados em mais de 30 mil euros.
As obras começam na próxima semana e deverão estar concluídas a tempo da emissão de aniversário de 1 de Março, assinalado com uma emissão especial em directo do átrio da Faculdade de Química da UC, no Pólo I. O lema da emissão será "33: no ar outra vez!". A rádio partilha o aniversário com a universidade, que nesse dia comemora 729 anos.
"Retomar a emissão nesse dia será uma feliz coincidência", refere João Aveiro, que agradece à UC o apoio decisivo para a resolução do problema.
A RUC é uma secção cultural da Associação Académica de Coimbra e da Universidade de Coimbra, funcionando desde 1986 como estação emissora e centro de formação de profissionais de rádio.
Na sua génese esteve, na década de 40 do século XX, o Centro Experimental de Rádio. Hoje, transmite 24 horas por dia, centrada sobretudo na cidade de Coimbra e na sua universidade.
"A RUC herdou do passado uma forma muito especial de fazer rádio e é hoje um órgão de comunicação social único pelo seu papel formador e inovador", refere a direcção da estação universitária.