Beja

O A380 chegou vazio mas provocou a maior enchente de sempre

Toda a gente quis ver o maior avião de passageiros do mundo a chegar ao Alentejo. Aterrou sem passageiros, num aeroporto habitualmente vazio, mas arrastou tantos curiosos que as estradas entupiram com filas quilométricas.

Um aeroporto habitualmente vazio encheu-se hoje de curiosos LUSA/NUNO VEIGA
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Um aeroporto habitualmente vazio encheu-se hoje de curiosos LUSA/NUNO VEIGA

O aeroporto de Beja já fará parte do anedotário nacional. Inaugurado em 2011, custou 33 milhões de euros e está a anos-luz das previsões de tráfego que em 2006 se fazia. Nessa altura, o Governo português projectava meio milhão de passageiros até 2015. Os factos são demolidores: entre a abertura e 2014 – três anos – ali passaram 6624 pessoas. Nesta segunda-feira, aterrou em Beja o A380, o maior avião de passageiros do mundo. Chegou vazio. Mas suscitou tal curiosidade que provocou a maior enchente de sempre num aeroporto que, basicamente, serve como parque de estacionamento e local de manutenção de aviões.

"De carro, autocarro, bicicleta, de motorizada e a pé, milhares de pessoas bloquearam literalmente o acesso ao aeroporto de Beja apesar do intenso calor", escreve Carlos Dias, na reportagem sobre este acontecimento.

Foi a primeira vez que um A380, produzido pela Airbus, tocou solo português. Só isso já despertaria a atenção dos amantes da aviação. Mas ninguém estaria à espera de uma mobilização tão grande. Os cerca de dez quilómetros de estrada que separam o aeroporto da cidade de Beja ficaram entupidos. As filas de carros foram intermináveis.

O aparelho pertence à HiFly, uma companhia aérea portuguesa que comprou o A380 à Singapore Airlines. É a primeira transportadora nacional a operar um avião que, na lotação máxima (configurado apenas para classe económica), pode albergar 800 passageiros. O avião ficará em Beja até à próxima quinta-feira. Victor Ferreira

O avião é operado pela Hi Fly, uma transportadora portuguesa
O avião é operado pela Hi Fly, uma transportadora portuguesa LUSA/NUNO VEIGA
O Aeroporto de Beja, além do das Lajes, dispõe de uma pista com largura e comprimento suficientes para permitir a aterragem  deste avião cuja envergadura ( de asa a asa) é de 79,75 metros
O Aeroporto de Beja, além do das Lajes, dispõe de uma pista com largura e comprimento suficientes para permitir a aterragem deste avião cuja envergadura ( de asa a asa) é de 79,75 metros LUSA/NUNO VEIGA
O Aeroporto de Beja tem pouco movimento de passageiros. Serve sobretudo como parque de estacionamento e local de manutenção
O Aeroporto de Beja tem pouco movimento de passageiros. Serve sobretudo como parque de estacionamento e local de manutenção LUSA/NUNO VEIGA
O avião vai ficar em Beja até quinta-feira
O avião vai ficar em Beja até quinta-feira LUSA/NUNO VEIGA
É a primeira nave do género a tocar solo nacional
É a primeira nave do género a tocar solo nacional LUSA/NUNO VEIGA
O A380 na aproximação à pista
O A380 na aproximação à pista LUSA/NUNO VEIGA
Um técnico junto ao avião
Um técnico junto ao avião LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
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O piloto Carlos Mirpuri em explicações no cockpit
O piloto Carlos Mirpuri em explicações no cockpit LUSA/NUNO VEIGA
Um vista do interior do aparelho, que tem dois andares
Um vista do interior do aparelho, que tem dois andares LUSA/NUNO VEIGA
Detalhes nos lugares da Primeira Classe
Detalhes nos lugares da Primeira Classe LUSA/NUNO VEIGA
LUSA/NUNO VEIGA
Zona de descanso na Primeira Classe
Zona de descanso na Primeira Classe LUSA/NUNO VEIGA